terça-feira, 12 de junho de 2012

"A Jornada do Assassino" de Robin Hobb

"Estava sentada entre relva e flores bravias. O seu vestido era verde, e o seu cabelo estava enfeitado com minúsculas margaridas." pág.90   -------->

"Estás vivo e em segurança e eu não vou deixar que nada de mal te aconteça. E sabes que podes confiar em mim. Porque te amo." Perante as suas palavras, a garganta fechou-se me e sufocou-me. (...)Toda a minha vida, sem o saber, desejara que alguém me dissesse aquelas palavras, e as dissesse com verdade e credibilidade. Foi como ver alguém a dar a outra pessoa um presente por que sempre se ansiara." pág.147

"Quero ir para casa," resmungou enquanto cambaleava pela estrada fora a meu lado.
"Eu também", disse-lhe. No entanto, não foi Torre do Cervo que me veio à mente, mas um prado a dar para o mar, e uma rapariga com saias vermelhas vivas que me chamava. Um tempo em vez de um lugar. Já não havia estrada que levasse até lá." pág. 272


Este é o volume 4 da segunda saga de Robin Hobb, sobre o FitzCavalaria!

O Fitz é, de certo, a personagem masculina da literatura que eu mais gosto. E por isso é com grande entusiasmo que leio estes livros.

Depois de esperar desde Dezembro por este livro, sei que a espera não foi em vão. O livro é maravilhoso.
Esta é a primeira parte do livro que em inglês se chama "Fool's Fate - Book 3, The Tawny Man Trilogy" e agora é esperar pela segunda parte.

Neste livro começa a viagem do Príncipe Respeitador Visionário à Ilha de Aslevjal, nas Ilhas Externas. A demanda do Principe consiste em ir à Ilha e matar o dragão Fogojelo (que está debaixo do gelo) e cortar-lhe a cabeça de modo a presentear a sua noiva Eliana, a narcheska do Clã do Narval, uma família importante das Ilhas Externas. O objetivo da união entre os jovens é manter afastada a guerra entre as Ilhas Externas e os Seis Ducados. Durante vários anos, as Ilhas atacaram as costas dos Seis Ducados, matando, capturando e forjando (espécie de retirar todos os sentimentos e deixar as pessoas apenas com vontade de saciar as necessidades mais básicas da Vida) imensas pessoas. Depois de 16 anos de paz, a Rainha, mãe de Respeitador, e o seu conselheiro, Dom Breu, decidiram, com o apoio da família da jovem, formar uma aliança. No entanto, Eliana, obrigou o Príncipe a prometer matar o dragão se quisesse de facto casar com ela.

Muitos são os mistérios para esta estranha vontade de Eliana e de Poetre, o tio da rapariga.
Depois de muitos contratempos e peripécias, Repeitador parte para as Ilhas Externas, com uma comitiva, onde Fitz, Breu e Obtuso estão incluídos. Este é o Circulo de Talento do Príncipe, que tem como objetivo ajudá-lo na Magia dos Visionário - o Talento. Fitz (com a identidade de Tomé Texugo, um simples guarda do Príncipe) é o Mestre de Talento, mas é praticamente "ignorante" em como usar a Magia com regras e não espontaneamente, como ele a usa.
E partem para a Ilha onde está o dragão.

Várias são as personagens que demonstram um grande desenvolvimento durante este livro. Exemplo disso é Urtiga e Veloz, irmãos um do outro.
Urtiga é filha de Fitz, mas não sabe, e contacta com ele em sonhos, através da magia do Talento. Veloz é Manhoso e fugiu de casa. Filho de Castro e Moli, o rapaz sabe que o pai não o deixa usar a sua magia dos animais e por isso ele abandona a casa, fugindo para o Castelo de Torre do Cervo. Lá, encontra Fitz que o tenta treinar nas artes da guerra e da escrita. Mas é através de Teio (Mestre de Manha), que o rapaz começa a deixar de ser impetuoso, mostrando-se importante da demanda do Príncipe.

Claro está, não podia deixar o Bobo de fora.
O Bobo, depois de todos os livros da primeira saga e desta, continua a ser a personagem mais misteriosa da saga. E de muitos livros.
O Bobo tem uma missão na Ilha e vai fazer tudo para que Respeitador não mate o dragão. Irá ele conseguir que o Príncipe não o faça? E se não o fizer, o que irá Eliana e Poetre fazer ao Príncipe?

Mensagens sobre os Antigos, sobre dragões verdadeiros e de pedra...
Talento, Manha, acontecimentos passados e futuros, envenenamentos, amizades, verdades e mentiras, lutas, uma grande viagem e a prova da verdadeira amizade, são alguns dos ingredientes deste livro.

Espero que a segunda seja tão boa ou melhor do que está! Estou muitíssimo curiosa!!! =D
FITZ!!! 

Imagem - Urtiga, num dos sonhos dela e de Fitz

5 comentários:

  1. Olá,

    Também adorei o livro e o mesmo sentimento tive em relação ao crescimento de certas personagens, como Respeitador que começa a demonstrar ser um verdadeiro príncipe e Urtiga que teve um excelente desenvolvimento neste livro, pode não aparecer muitas vezes mas quando apareceu esteve bem (e ela já sabe quem é o seu pai, penso, até não lhe fala mais por isso, está chateada lol).

    Mas há tantas questões por resolver e apenas temos mais metade de um livro (Versão Original) pela frente.

    Alem da Demanda de Respeitador e o regresso a Torre do Cervo, há outras questões importantes por resolver.

    Mas pronto já falta pouco para sabermos como tudo acaba e espero que a escritora continue a escrever mais livros neste universo, ainda tinha tanto para dar :D

    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Verdade, as personagens estão a desenvolver-se bastante e crescer. Eu acho que Urtiga ainda vai ajudar muito os nossos amigos.
    Será que sabe mesmo? :o

    Ainda bem que há mais metade para ler! São tão bons.

    Há sim senhor. Bastantes!

    Era mesmo bom! A continuação ou antes destas duas sagas. Ou uma no meio, entre a 1 e a 2 :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Para mim estes livros foram uma grande surpresa. Gosto muito de ler, mas fantasia não era o meu género. Comecei com a Guerra dos Tronos até ao livro nº 9 e quando acabei fiquei sem saber o que ler a seguir.Já tinha visto os 3 livros da Saga do Assassino e já tinha lido uma ou outra folha. O meu filho acabou por mos oferecer no Natal. Comecei a ler e já não parei.Quando soube dos 5 primeiros livros do inicio desta saga, não desisti enquanto não os comprei e li. Não me lembro de alguma vez ter ficado tão "tocada" por uma personagem como me aconteceu com o Fitz. A forma de escrever na 1ª pessoa está espectacular e só nos ajuda a entender melhor a personagem. De todo o mal que lhe acontece, sentimos desejo de o proteger e esperança de que ele tenha a vida e o descanso que merece. É óbvio que não podemos esquecer as outras personagens, mas o Fitz é especial. Já li este livro que saiu agora e adorei.Penso que o Fitz ainda irá ficar com Moli, Urtiga e os filhos de Castro. Vamos esperar para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já leu o nº10 da Guerra dos Tronos? Está muito bom.
      Eu comecei por ler primeiro os livros da Robin Hobb, há medida que foram saindo, intercalando com os do Martin. Nesse verão descobri dois mundos maravilhosos!
      Eu andei a ler o primeiro livro do Fitz aos bocadinhos nas lojas. Tive de o comprar. Tudo apontava que eu ia gostar e assim foi. São dos meus favoritos.
      Uma prenda linda :)
      Verdade, a forma como o Fitz conta a sua história é única. É mesmo assim. Também penso assim em relação ao Fitz. Faz realmente querer ajudá-lo e fazer com que nada de mal lhe aconteça.
      Sim, tem um leque de excelentes personagens.
      Também gostava muito que assim acontecesse :)
      Exatamente!

      Eliminar
  4. Ois,

    Antes demais gostava de dizer que embora admire muito Fitz, lhe deseje o melhor (não que fique com Moli e Urtiga, isso era mau pois acabava por ser um final demasiado feliz, prefiro tal como está :D....haver uma conversa entre ambos e ser perdoado pelo que fez sim, mas Castro está lá muito bem :P) a minha personagem preferida é de longe o Bobo, mesmo ;). Agora acredito que ela venha a ser determinante para o final disto tudo, assim o espero.

    Quanto a Urtiga saber sobre o pai, penso que sim, pois penso ter sido a causa de ela deixar de comunicar com Tomé Texugo (mas posso estar errado, obvio.

    É verdade que há mais metade do livro para ler, mas temo que tudo termine rapidamente e não venha a ser devidamente bem atado. Há a questão das Ilhas externas e tudo o que envolve e mesmo que esta seja bem sucedida e que o Bobo acabe por conseguir os seus objetivos (espero que não morra :( ), acaba tipo e "os dragões vivem felizes para sempre"...Não vamos saber mais nada sobre eles ? E os Picanços como termina tornam-se mais amigáveis e a questão da manha será finalmente bem aceite...e claro que nisto é necessário que regressem (pelo menos alguém) a Torre do Cervo e reparaste todo o tempo que a comitiva levou para chegar à Ilha de Aslevjal ? Regressam logo de imediato ? As questões de Moli / Castro/ Urtiga / Veloz e claro com Tomé (haverá pelo menos uma conversa entre eles ? )Estranhei imenso ninguém ter ido a Vilamonte, como foi possível rzrzrzrz Seja como for só há mais metade e já estou triste por vr o final disto tudo essa é que é essa :P

    Pelo menos sabemos que existe mais uma saga e que se passa em Vilamonte, embora com outras personagens, esperemos que a SDE a publique :D

    BJS

    ResponderEliminar