![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLEgypxPbJvbusPmsHT1I9lu-5OGSuqlvaabEgoy3rMrIyFHMMtKGowmTUVS66brI7hOF3sxDGXPZTuYbGUdnG0qpEmhvkKcipxca9ObpW04gyei5j3j0uu1BcqmQGXiloVuzU6ceYblYE/s320/500_9789724135724_O_Afinador_Pianos.jpg)
O livro conta a história de Edgar Drake, um afinador de pianos inglês, especialista em pianos Erard, que é convocado pelo Exército Britânico para ir à Birmânia, encontrar-se com o Dr. Anthony Caroll, para afinar o seu Erard, no meio de uma zona shan (povo local), Mae Lwin, onde está o acantonamento do Doutor.
Edgar deixa a sua esposa, Kathrine, e vai para a Birmânia, numa viagem pela Europa, Mar Vermelho, Índia...até à Birmânia.
E, sem saber como, vê-se numa rede de intrigas e politicas que ele não conhecia e que não estava minimamente preparado.
Ao principio comecei a achar que não ia gostar muito, porque tem uma forma um tanto estranha de apresentar os diálogos (que até faz sentido, depois de analisada). Mas depois começou a entrar mais ação...e foi adensando-se.
E acabou por tornar-se um livro muito interessante, diferente.
O primeiro ponto de maior relevo é a sensação. O livro apela aos sentidos. Toda a descrição, muito vivida, do percurso de Edgar até à Birmânia, e a sua estadia lá, tudo é muito vivido, quase que é possível cheirar, provar, tocar, ver, ouvir. Muito bom!
O segundo ponto prende-se com a história em si: o tratamento histórico do autor. Parte do enredo é verídico. A ocupação inglesa na Índia e na Birmânia é um facto histórico, bem como algumas das personagens que aparecem no livro.
O terceiro ponto é a reviravolta inteligente que acontece quase no final da obra. Não estava nada à espera. Surpreendeu-me em absoluto. Fantástico.
É um romance histórico que nos leva numa viagem maravilhosa pelo oriente e pela mente do afinador de pianos.
Recomendo a todos os que gostam de romance histórico, livros onde existe exotismo, paisagens bonitas, palavras subtis e um desfecho diferente, e a cima de tudo, para quem gosta de se aventurar numa aventura diferente e cativante.
Gostei muito!!!
Gostava muito de ler este livro, deve ser bastante interessante. É um romance que tem alguma história, estás a começar Maria, quando se começa não se consegue mais deixar...
ResponderEliminarÉ bem interessante! Tem um enredo exótico.
EliminarOra aí está :D
Eu não consigo entender muito bem o livro, principalmente a parte final desde a reunião com a Confederação de Limbin :| Poderias ajudar-me?
ResponderEliminar