sábado, 14 de abril de 2012

"Incarceron" de Catherine Fisher

"No corredor, os olhos estavam escuros e vigilantes, e haviam muitos. - Apareçam - disse ele. E eles apareceram. Eram crianças. Estavam vestidas com farrapos, a pele lívida de cicatrizes. As veias delas eram tubos, os cabelos armes. Sapphique estendeu a mão e tocou-lhes. - Vocês são aqueles que hão de salvar-nos - disse."



Aqui está um livro que é diferente dos que tenho lido.

Não consigo definir muito bem o seu género literário, mas penso que entre a Fantasia, Aventura e assim um bocado de FC (a mostrar uma parte Steampunk, que está muito interessante!).

Gostei muito! Gostei do enredo, do facto de ser dinâmico, não enrola e é direto. Mas continua sempre a deixar os seus mistérios por desvendar! Ou seja, é um argumento direto sem contar tudo. Interessante!

Quanto às personagens...

 
Bem, achei-as interessantes, principalmente a Claudia, o Jared, o John Arlex, o Finn e o Keiro (gosto bastante do Keiro). A Rainha Sia foi a que menos gostei. Quanto ao Casper, não o achei muito "horrendo", como parecia ser no inicio, até tive 

uma certa pena dele.

Depois há Sapphique. Espero que no próximo ele apareça mais! É muito misterioso...

Quanto ao ambiente...

WOW! A Prisão deve ser medonha, mas tem um ambiente muito engraçado. A floresta de metal é linda! A Parede do Fim do Mundo (imaginei a Muralha das Crónicas do Gelo e do Fogo, de G.R.R Martin), toda em ferro, com rebites e assim!
E várias outras divisões da Prisão...a descrição está muito interessante e mostra bem o ambiente.

Há um navio, uma navio de prata, voador...excelente!

E há pessoas (e animais) que têm componentes metálicas! Tubos e fios, e peças de metal!
(e aqui fez-me lembrar o filme e livro do Hugo Cabret!)

E há sempre aventuras...e mistérios, e intriga, e romance.

Bom livro! Espero que o próximo seja tão bom ou melhor! :)
Recomendo!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Olá caros leitores!
          Depois de uma larga ausência volto para vos contar o porquê e como foi essa mesma. Estive ausente devido à quantidade 'maluca' de trabalho e também por estar imersa em Juliette Benzoni. Isso mesmo, já 'limpei' os dois primeiros volumes da triologia "Segredo de Estado" e, estou a adorar.
         O primeiro volume, "O Quarto da Rainha", é uma linda introdução de 432 páginas. Para o fim já estava um pouco farta de introdução, porque é a explicação e contextualização da história, do enredo dos dois volumes que se seguem. São apresentadas as personagens e ficamos logo a saber qual é o Segredo de Estado. Começamos por conhecer Francisco de Vendome com apenas 10 anos salva Silvia de Valaines, de 4 anos, da morte certa. Estas são as duas personagens principais. Posso desde já dizer que este volume acaba como começou. Como sempre, a autora deixa coisas 'penduradas' que exigem a leituras dos volumes seguintes.
          O segundo volume, "O Rei do Mercado", é muito mais intrigante. Por várias vezes pensei presenciar a morte ou a prisão na Bastilha de Silvia. A angústia do leitor está presente ao longo de toda a leitura. Há mortes inesperadas e algumas desgraças à mistura. Francisco é aclamado Rei do Mercado. Assim como muitas alegrias e sentimentos misturados. Uma verdadeira sinestesia. Terminei o segundo volume com muito choro e ansiedade de começar o terceiro. 
         Já me encontro no primeiro capítulo d'"O Prisioneiro da máscara de Veludo", o último da triologia. Entre o segundo volume e o terceiram passaram 10 anos. Muita coisa aconteceu. E vai acontecer. Silvia e Francisco estão muito mudados mas os sentimentos entre eles estão iguais. 
         Espero muito pelo fim, e que me agrade. Como sempre há uma evolução das personagens nos três volumes. Posso aconpanhar o crescimento das personagens, como se fossem pessoas da família.
          Aconselho os livros a todos os que gostam de romance histórico e que gostam de intrigas, mas também de guerra e de feitos heroicos. Como há duas personagens principais, uma masculina e uma feminina, o leitor pode ser de ambos os sexos, sem se sentir deslocado.
Leiam que será uma boa experiência. As descrições são boas, sem serem muito exaustivas.