terça-feira, 12 de junho de 2012

"A Jornada do Assassino" de Robin Hobb

"Estava sentada entre relva e flores bravias. O seu vestido era verde, e o seu cabelo estava enfeitado com minúsculas margaridas." pág.90   -------->

"Estás vivo e em segurança e eu não vou deixar que nada de mal te aconteça. E sabes que podes confiar em mim. Porque te amo." Perante as suas palavras, a garganta fechou-se me e sufocou-me. (...)Toda a minha vida, sem o saber, desejara que alguém me dissesse aquelas palavras, e as dissesse com verdade e credibilidade. Foi como ver alguém a dar a outra pessoa um presente por que sempre se ansiara." pág.147

"Quero ir para casa," resmungou enquanto cambaleava pela estrada fora a meu lado.
"Eu também", disse-lhe. No entanto, não foi Torre do Cervo que me veio à mente, mas um prado a dar para o mar, e uma rapariga com saias vermelhas vivas que me chamava. Um tempo em vez de um lugar. Já não havia estrada que levasse até lá." pág. 272


Este é o volume 4 da segunda saga de Robin Hobb, sobre o FitzCavalaria!

O Fitz é, de certo, a personagem masculina da literatura que eu mais gosto. E por isso é com grande entusiasmo que leio estes livros.

Depois de esperar desde Dezembro por este livro, sei que a espera não foi em vão. O livro é maravilhoso.
Esta é a primeira parte do livro que em inglês se chama "Fool's Fate - Book 3, The Tawny Man Trilogy" e agora é esperar pela segunda parte.

Neste livro começa a viagem do Príncipe Respeitador Visionário à Ilha de Aslevjal, nas Ilhas Externas. A demanda do Principe consiste em ir à Ilha e matar o dragão Fogojelo (que está debaixo do gelo) e cortar-lhe a cabeça de modo a presentear a sua noiva Eliana, a narcheska do Clã do Narval, uma família importante das Ilhas Externas. O objetivo da união entre os jovens é manter afastada a guerra entre as Ilhas Externas e os Seis Ducados. Durante vários anos, as Ilhas atacaram as costas dos Seis Ducados, matando, capturando e forjando (espécie de retirar todos os sentimentos e deixar as pessoas apenas com vontade de saciar as necessidades mais básicas da Vida) imensas pessoas. Depois de 16 anos de paz, a Rainha, mãe de Respeitador, e o seu conselheiro, Dom Breu, decidiram, com o apoio da família da jovem, formar uma aliança. No entanto, Eliana, obrigou o Príncipe a prometer matar o dragão se quisesse de facto casar com ela.

Muitos são os mistérios para esta estranha vontade de Eliana e de Poetre, o tio da rapariga.
Depois de muitos contratempos e peripécias, Repeitador parte para as Ilhas Externas, com uma comitiva, onde Fitz, Breu e Obtuso estão incluídos. Este é o Circulo de Talento do Príncipe, que tem como objetivo ajudá-lo na Magia dos Visionário - o Talento. Fitz (com a identidade de Tomé Texugo, um simples guarda do Príncipe) é o Mestre de Talento, mas é praticamente "ignorante" em como usar a Magia com regras e não espontaneamente, como ele a usa.
E partem para a Ilha onde está o dragão.

Várias são as personagens que demonstram um grande desenvolvimento durante este livro. Exemplo disso é Urtiga e Veloz, irmãos um do outro.
Urtiga é filha de Fitz, mas não sabe, e contacta com ele em sonhos, através da magia do Talento. Veloz é Manhoso e fugiu de casa. Filho de Castro e Moli, o rapaz sabe que o pai não o deixa usar a sua magia dos animais e por isso ele abandona a casa, fugindo para o Castelo de Torre do Cervo. Lá, encontra Fitz que o tenta treinar nas artes da guerra e da escrita. Mas é através de Teio (Mestre de Manha), que o rapaz começa a deixar de ser impetuoso, mostrando-se importante da demanda do Príncipe.

Claro está, não podia deixar o Bobo de fora.
O Bobo, depois de todos os livros da primeira saga e desta, continua a ser a personagem mais misteriosa da saga. E de muitos livros.
O Bobo tem uma missão na Ilha e vai fazer tudo para que Respeitador não mate o dragão. Irá ele conseguir que o Príncipe não o faça? E se não o fizer, o que irá Eliana e Poetre fazer ao Príncipe?

Mensagens sobre os Antigos, sobre dragões verdadeiros e de pedra...
Talento, Manha, acontecimentos passados e futuros, envenenamentos, amizades, verdades e mentiras, lutas, uma grande viagem e a prova da verdadeira amizade, são alguns dos ingredientes deste livro.

Espero que a segunda seja tão boa ou melhor do que está! Estou muitíssimo curiosa!!! =D
FITZ!!! 

Imagem - Urtiga, num dos sonhos dela e de Fitz

domingo, 10 de junho de 2012

A Saga do Assassino


Como fã desta saga tenho de escrever algo sobre ela.

A Saga do Assassino foi escrita por Robin Hobb e é uma das sagas que eu mais gosto. É composta por 5 livros, na versão Portuguesa e é da Editora Saída de Emergência.

O primeiro livro, "Aprendiz de Assassino", conta o inicio de como tudo começou para Fitz, em Torre do Cervo.
Fitz é o filho bastardo do Principe Cavalaria, da Dinastia Visionário, que governa Torre do Cervo e todos os Seis Ducados.
Quando fez seis anos, Fitz foi levado pelo avô, para o castelo de Torre do Cervo. Abandonado pela família materna, Fitz viu-se sozinho. Foi aceite no castelo e foi morar com o Mestre dos Estábulos, um homem muito amigo de Cavalaria, chamado Castro. Castro começou a tratar de Fitz como se este fosse o seu filho.

Conheceu uma rapariga que fazia velas e vivia com o pai, que era bêbado. Chamava-se Moli e era dois anos mais velha que Fitz. Tornaram-se os dois muito amigos e iam sempre brincar para a falésia e para a praia, onde conversavam e jogavam.
O pai de Fitz foi morto, acidentalmente, e nunca falou com o rapaz. Fitz cresceu criado pela madrasta, a Dama Paciência, que gostava muito dele. Foi também criado por Breu, que à medida que ele ia crescendo o foi instruindo na arte que ele viria a manobrar. Fitz tornou-se aprendiz de assassino.
À medida que foi crescendo, o avô, o Rei Sagaz,  foi afeiçoando-se a ele, bem como o tio, o Principe Veracidade. Mas o seu outro tio, o Principe Majestoso, começou a sentir odio e inveja de Fitz e começou a maquinar planos e esquemas para o tirar do caminho, uma vez que Fitz era filho do irmão mais velho, mesmo sendo bastardo.

E a guerra chegou aos Seis Ducados, vinda das Ilhas Externas. Com navios com estranhas maquinações, começaram a atacar as populações costeiras, causando uma estranha "epidemia": "forjava" as pessoas (uma técnica misteriosa de arrancar toda a moral e sentimentos às pessoas, tornando-as meias-coisas vivas).

E muitas coisas foram acontecendo. Fitz começou a gostar de Moli e Moli de Fitz.
Mas Fitz não queria dar a conhecer o que era na realidade, um aprendiz de assassino. Nem queria que Moli soubesse muita coisa, pois sabia que a podia estar a expor ao perigo.

Fitz nasceu com duas magias. O Talento e a Manha. O Talento é uma magia que faz com que quem a tem consiga entrar nos pensamentos de outras pessoas e manobrar as suas vontades, ou apenas contacta-las e falar com elas.
A Manha é uma magia considerada impura. Dá a quem a tem a possibilidade de se vincular a um animal (ou mais). Falar com os animais, viver "dentro deles". Quem fosse apanhado a usa-la seria morto.
E assim, Fitz nasceu com as duas magias e cresceu com elas, sem saber como as usar decentemente. Foi ensinado no Talento pelo Mestre Galeno, que só lhe incutiu terror, atacando várias vezes o rapaz. Quanto à Manha, começou a usá-la sem saber o que era.

De um vasto leque de personagens interessantes e significativas, vou destacar o Bobo.
O Bobo é a personagem mais estranha da saga. É o Bobo do Rei Sagaz e metade do que diz parece não fazer sentido.
Torna-se amigo do Fitz, mas é uma amizade um tanto estranha, uma vez que não é possivel para Fitz entender metade do que o Bobo diz ou quer.
O Bobo tem um segredo. E o Fitz faz parte dele.
O que será que o Bobo quer de Fitz?
Esta é uma pergunta que não vou responder aqui. Esta é uma das perguntas que muitos dos que lêem esta saga fazem a si mesmos enquanto estão a ler. 

Mistérios, enredos, paixões, venenos, traições, amores, desejos, mentiras, assassínios, guerra, sonhos, magia, aventuras, romance, intriga.



Estes são alguns dos ingredientes da Saga do Assassino.
Uma Saga    MARAVILHOSA!