sexta-feira, 13 de abril de 2012

Olá caros leitores!
          Depois de uma larga ausência volto para vos contar o porquê e como foi essa mesma. Estive ausente devido à quantidade 'maluca' de trabalho e também por estar imersa em Juliette Benzoni. Isso mesmo, já 'limpei' os dois primeiros volumes da triologia "Segredo de Estado" e, estou a adorar.
         O primeiro volume, "O Quarto da Rainha", é uma linda introdução de 432 páginas. Para o fim já estava um pouco farta de introdução, porque é a explicação e contextualização da história, do enredo dos dois volumes que se seguem. São apresentadas as personagens e ficamos logo a saber qual é o Segredo de Estado. Começamos por conhecer Francisco de Vendome com apenas 10 anos salva Silvia de Valaines, de 4 anos, da morte certa. Estas são as duas personagens principais. Posso desde já dizer que este volume acaba como começou. Como sempre, a autora deixa coisas 'penduradas' que exigem a leituras dos volumes seguintes.
          O segundo volume, "O Rei do Mercado", é muito mais intrigante. Por várias vezes pensei presenciar a morte ou a prisão na Bastilha de Silvia. A angústia do leitor está presente ao longo de toda a leitura. Há mortes inesperadas e algumas desgraças à mistura. Francisco é aclamado Rei do Mercado. Assim como muitas alegrias e sentimentos misturados. Uma verdadeira sinestesia. Terminei o segundo volume com muito choro e ansiedade de começar o terceiro. 
         Já me encontro no primeiro capítulo d'"O Prisioneiro da máscara de Veludo", o último da triologia. Entre o segundo volume e o terceiram passaram 10 anos. Muita coisa aconteceu. E vai acontecer. Silvia e Francisco estão muito mudados mas os sentimentos entre eles estão iguais. 
         Espero muito pelo fim, e que me agrade. Como sempre há uma evolução das personagens nos três volumes. Posso aconpanhar o crescimento das personagens, como se fossem pessoas da família.
          Aconselho os livros a todos os que gostam de romance histórico e que gostam de intrigas, mas também de guerra e de feitos heroicos. Como há duas personagens principais, uma masculina e uma feminina, o leitor pode ser de ambos os sexos, sem se sentir deslocado.
Leiam que será uma boa experiência. As descrições são boas, sem serem muito exaustivas.


7 comentários:

  1. Oláaa! :D

    Muito bem! Ora aqui estão uns livros que me interessam, têm vários dos ingredientes que eu gosto (exeto a magia e fantasia) :D
    Estou muito curiosa em relação a esta trilogia.
    A questão da intriga é fascinante!
    Eu estou para saber se no final desta trilogia vai acontecer ao livro o que aconteceu no "Mataram a Rainha!"
    Quem está na capa do Rei do Mercado é o Cardeal não é???

    Estou curiosa para saber mais sobre a história :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto é a do Cardeal. É porque ele morre neste livro e é uma personagem chave para o desenvolvimento da intriga. Da morte dele dependem muitas coisas. É ele que está na capa mas o Rei do Mercado é o Francisco.

      Eliminar
    2. Vi logo que era o Rechelieu! =D
      Não há imagens do Francisco?

      Eliminar
    3. Não, é tudo descritivo, mas dá para fazer a imagem perfeita dele. A descrição é muito boa. É loiro e tem olhos claros. A primeira capa é a Sílvia, a segunda o Cardela e a terceira é a Sílvia outra vez, mas noutra fase da sua vida.

      Eliminar
  2. Olá :D

    Tomei a liberdade de ler as várias opiniões que aqui tens (ando a tentar decidir o que ler a seguir).
    Sinto-me tentada a ler esta trilogia, sempre quis experimentar um romance histórico. Nunca o fiz até agora porque nos últimos anos voltei-me muito para o "fantástico" e era a única coisa que me andava a dar verdadeiro gozo ler.
    Também li o "Nome do Vento" (várias vezes até) e o "Medo do Homem Sábio" e foi das melhores leituras (se não mesmo a melhor) que tive até hoje. A escrita do Patrick é o que mais me fascina, penso que mais ninguém conseguiria escrever esta história como ele o fez. Considero-o verdadeiramente talentoso, ainda mais sendo o seu 1º livro :P

    ......

    Como principiante em romances históricos, algum conselho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que posso dizer é que não comeces com esta triologia, podes desanimar no primeiro volume. Aconselho vivamente esta autora, mas não esta triologia para começar. Podes começar por "Aurora". São dois livros sobre a vida de uma favorita do Rei.
      Mas penso que devias mesmo começar por "A filha do Capitão" de José Rodrigues dos Santos ou por "Os dias da Febre" de João Pedro Marques. São realmente muito bons.

      Eliminar
    2. Era mesmo isso que precisava de saber :)
      Concordo contigo, e penso que vou explorar as tuas sugestões, obrigada e boas leituras :D

      Eliminar