sábado, 3 de março de 2012

"Sombras e Fortalezas", de Elizabeth Chadwick

Este é um livro que eu já queria há algum tempo.

Com uma história interessante, um período histórico que me fascina, personagens fortes e carismáticas, este livro é um daqueles que posso afirmar que é bom.
O trabalho da escritora em recriar a História é notável e muito muito bem feito. Realista, lúcido, inteligente e muito bem explorado. Penso que o melhor do livro reside aí mesmo: no trabalho Histórico.

O livro conta a história de Brunin, um rapaz sombrio e tímido, de dez anos. Com o objetivo de fazer com que ele espevitasse e criasse uma maior auto estima, o seu pai entrega-o ao seu maior amigo para que o rapaz obtivesse o seu treino de escudeiro junto deste.
Lorde Josceline de Ludlow, amigo do pai de Brunin, tem duas filhas e uma filha adotada. É casado com a Senhora Sybilla, uma mulher nobre, com uma forte presença, senhora do castelo, boa mãe e boa esposa.
Brunin é desde logo recebido em Ludlow e começa a travar amizade com as raparigas, em especial com Hawise, a filha mais nova, e Marion, a filha adotiva. Cedo começa a crescer um ciume entre estas duas, em especial da parte de Marion.
Disputas de propriedades, guerras pela coroa, disputas de honra, disputas de amor, são os ingredientes base desta obra.

Brunin vê-se forçado a ir para a guerra com o seu senhor e o seu pai. Vê-se forçado a enfrentar a familia, o cavaleiro de Lorde Gilbert De Lacy (rival de Josceline, que quer Ludlow, afirmando ter direito sobre este e querendo tirá-lo a Sybilla, a herdeira do castelo), Ernalt De Lysle, um rapaz mais velho que Brunin, louro e bem parecido, que logo no inicio da obra, ataca o rapaz mais novo. A disputa entre estes vai cimentar muitos dos acontecimentos ao longo do livro.

Em suma, é um livro com uma história interessante e bem descrita. Abrange um longo período de tempo da vida das personagens e é interessante ver esse percurso.

Recomendo a todos, principalmente àqueles que gostam de Romances Históricos!

5 comentários:

  1. Gosto muito desta escritora, acho que o seu enquadramento histórico brilhante. Já li dois livros dela e ainda não me desiludiu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é o primeiro que leio dela. Tenho "O Nó do Amor" para ler. Já leste esse?
      O enquadramento está fantástico!

      Eliminar
    2. Já li o Nó do Amor, Maria:). Disseram que era dos mais fracos , mas eu adorei. Deu para ficar com coração apertado e para rejubilar de alegria. Foi uma das minhas melhores leituras o ano passado.

      Eliminar
  2. Olá,

    Já tinha lido boas criticas em relação a esta escritora, sendo adepto do Romance Histórico parece-me que que já é tempo de lhe dar uma oportunidade.

    A ver se consigo arranjar maneira de ler pelo menos este primeiro volume.

    Como vês nem só na fantasia há bons livros e mais a SDE tem muitos e bons romances históricos, pena é que não os promova devidamente.

    BJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      gostei muito do livro! Aprende-se bastante sobre a época medieval, e sendo uma das que mais me fascina, é muito interessante.

      Sim, este volume é muito bom :)

      Claro, há bons livros em todos os géneros! É verdade...

      Bj

      Eliminar