sexta-feira, 16 de março de 2012

"O Remédio" e Michelle Lovric

Este é um dos livros que quis devido à capa e ao título. A sinopse também fez com que ficasse curiosa. Recebi-o pelo Natal, mas só o li agora porque decidi esperar e ler outros entretanto.

Este livro é especial, primeiro porque o tempo verbal utilizado não condiz com a narrativa e isso torna a leitura um pouco difícil. Para conseguir ler-se o livro em condições é preciso ignorar-se a escrita, o que é difícil pois a escrita faz a narrativa. Até mais ou menos à página 250 devo dizer que foi um pouco estranho, mas ainda bem que não pus o livro de parte porque a partir daí vale a pena.

O melhor no livro é a intriga, as mentiras e forma como as vidas das personagens se misturam.

Uma rapariga da Nobreza que é enclausurada num convento pelos pais começa a contar a sua história. É ela uma das personagens principais e uma das que conta na sua pessoa a história.
Enquanto está no convento, tem um relacionamento com um homem e desse relacionamento dá-se uma gravidez. No final da gravidez, mas não no parto, a jovem perde o bebé (que ela acreditava ser um rapaz), quando o médico o retira do ventre com um instrumento.
A partir daí, a jovem vira-se contra as freiras e ataca uma delas. Depois disso é levada até a uns homens que fazem dela uma espia. Torna-se atriz e é em Londres que conhece um aristocrata que nada tem de aristocrata. É um charlatão e um criminoso.
Esse homem tem um amigo que morreu às mãos de alguém que ele procura matar, para assim se vingar do amigo. Ele é tutor da filha do amigo, uma rapariga respondona, com um feitio muito especial.
A história também é vista sobre a sua perspetiva.

É assim que as vidas das personagens se entrelaçam umas nas outras.
Entre Veneza e Londres, em viagens e aventuras, a jovem e o aristocrata apaixonam-se. Desencontros, mentiras, encenações, médios falsos, frascos de remédios, amizades, raptos, fugas, conventos, pinturas, artistas, mascarados, espiões, políticos, nobres, povo, passado, esperteza e paixão são os ingredientes desta história.

Devo dizer que me impressionou o final do livro, na medida que a jovem, agora mulher, mentiu muito bem ao aristocrata mentiroso.
E quem o descobriu também me surpreendeu.

É um livro que é interessante se se persistir na sua leitura, porque o melhor só aparece a partir do meio deste.
Ah! Um facto muito interessante...as receitas de remédios da época retratada no livro, no inicio de cada capitulo. Está muito interessante!

1 comentário:

  1. Tenho um desafio para ti no meu blog. Se já recebeste ou achas uma seca estas coisas, deixa estar que eu não me "zango" mas significa que gosto do teu blog

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar