quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Opinião - "Os Reinos do Caos" de George Martin

Primeiro comentário a fazer ao livro: 

o.O

Eu já tinha lido algumas coisas sobre o livro, mas mesmo assim fiquei surpreendida.
Gostei bastante do livro, talvez mais do que da segunda parte. Tenho de dizer que só encontrei um ponto chato no livro: a Dany. A Dany porque a Dany tem uma certa tendência para seguir por caminhos que não a levam para onde devia ir. Tirando a Dany, todas as outras personagens continuam a ser o que eram para mim.

Quero destacar o Theon Greyjoy. No inicio não ia muito com a sua personagem, depois ainda menos, e foi daqueles que estiveram no meu top de personagens das Crónicas do Gelo e do Fogo que eu mais detestava (devido aos seus atos), no entanto, a minha ideia começa a mudar e já estou a mudar um pouco a minha ideia sobre ele. Ele tem se estado a esforçar para melhorar, as suas conversas sozinho provam-no, e parece que quer mudar o que fez, pelo menos, parece querer ser alguém melhor.
Aliás, os Greyjoy, até são dos meus favoritos, com POV's bastante interessantes, vivos, aventureiros, ativos. Gostei bastante dos POV's do Victarion e da Asha. Muito bons!

Gostei muito, muito do segundo POV da Cersei. Ela mereceu, apesar de achar que ela vai ficar mais má...mas mereceu.

Gostei muito dos POV's do Barristan Selmy. Uma personagem justa, sóbria, com pensamentos onde vai ao passado e eu gosto muito dessas partes do livro. Também gostei muito do POV do Grifo, já tinha gostado na primeira parte, e voltei a gosta nesta.

Também gostei dos do Tyrion, é sempre interessante ver como se desenvencilha das situações!

Gostei muito dos POV's do Jon...apesar do ultimo dele nesta segunda parte. O Jon, a par com o Robb, a Arya, a Catelyn, o Davos, a Melisandre, o Bran, é das minhas personagens favoritas. Espero que no próximo livro venha muitos POV's dele.

Mas existem partes do livro tão misteriosas! O epilogo é uma delas! Ahh, acho que foi a maior surpresa nesta parte do livro. Na primeira, foi o Bran.
As de Winterfell também o são...as trombetas que o Theon ouviu. A carta para o Jon. As conversas da Senhora Dustin com o Theon. O POV do Davos na primeira parte e os convivas de Roose Bolton...
Será que os Roose e os Frey estão mesmo entre amigos junto das suas hostes?
Depois há Dorne. Os POV's do Quetyn Martell foram os que mais tristes deste livro. Mas o de Aero Hotah, com Doran Martell e as Serpentes e Ellaria Sand foi muito misterioso. Aliás, Dorne tem sempre o seu mistério.

Queria que a Melisandre tivesse aparecido mais. Queria que o Jon a ouvisse mais vezes e que andasse com o Fantasma. Queria que a Arya voltasse para Westeros, os POV's dela apesar de serem super interessantes e spooky, fazem-me sempre querer que ela volte ao degrau onde escondeu a Agulha e que volte para o Norte.

Excelente livro!!!
Espero que o o próximo seja ainda melhor do que este e que tenha mais respostas para os mistérios dos Sete Reinos (e não só) e dos seus habitantes.

8 comentários:

  1. Belo comentário! Contas cenas do livro sem desvendar. A menina é daquelas...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! :D
    Daquelas que tenta spoilar o pessoal ;D

    ResponderEliminar
  3. Ois,

    Bem antes demais as minhas desculpas por só agora dar novidades, mas nem sempre é possível comentar com a regularidade desejada :(

    Já tinha lido o teu comentário, muito bom e sem spoilers ;) , mas como estava-mos a comentar no outro local pensei que seria melhor depois comentar aqui à medida que fosse lendo, algo que como sabes já está a acontecer ;)

    Neste momento já li o POV de Jaime e meu deus que dizer, como já percebi que só tem um, é mesmo à Martin, fica esclarecida a decisão / questão de Brienne, mas agora ficamos entalados por Jaime :D

    E são tantos os POV "deliciosos" ai tão bom rever a gata dos canais, adorei e cheirete está no ponto e mesmo a sua irmã....Tyrion que espectáculo....apenas sinto saudades de bran, mas pronto pode ser que ainda apanhe.

    Vou comentando à medida do possível, mas podes contar comigo, alias tenho reparado que os bloguistas têm andado a dar selos uns aos outros, eu não tenho blog (não que não tenha sido convidado por malta LOL) mas se tivesse terias um selo meu, não por este blog ter muita qualidade, ainda é cedo, mas pela amizade ;)

    Bj e já agora deixo-te um link que ainda não li mas pode ser que te interesse :

    http://lerycriticar.blogspot.com/2012/02/discussao-no-blog-como-acabara-saga.html

    Espero que gostes ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    eu compreendo :)

    Volto a agradecer! É difícil fazer um comentário de opinião sem spoilers, dá-me sempre vontade de contar alguma coisa. :D
    Espero que estejas a gostar do livro!

    Pois é! Depois de ter lido o POV do Jaime fui ver todos os POV à procura de outro e fiquei mesmo a olhar para o livro quando vi que não havia mais nenhum. Foi dos POV mais WOW, porque eu acho interessante a história que se desenvolve a partir dele e estou a gostar mais dele à medida que a história avança. xD
    Eu acho que a Brienne foi levá-lo à Senhora Coração de Pedra.

    A gata dos canais está metida em coisas muito estranhas! Acho que o Cheirete está a aprender com o passado e a redimir-se.
    A Asha, sempre a achei fixe! :D
    O Tyrion é o mais inteligente e esperto de todos!
    Pois, o Bran foi na Dança dos Dragões.

    Um selo? O que é isso? xD
    Obrigada :)

    Obrigada pelo link! estive lá mesmo à momentos, através do facebook e já comentei! Muito fixe mesmo!

    Bj!

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente não avancei muito mais :(....Neste momento estou terminei um de Theon e lá conseguiu a fuga, não quer dizer que sobreviva, mas acredito que vá direitinho para junto da sua irmã....este Martin faz com cada uma LOL...E Abel é que me deixou um pouco à nora, mas vamos ver os desenvolvimentos ;)

    Eu adorei o único POV da Arya, está muito bom mesmo e assim já fiquei com mais esperanças...a cena do gato está bem pensada.

    Espero que já tenhas percebido o que é a cena dos selos, se não vê, por exemplo no blog da Rita ;)

    Bj

    ResponderEliminar
  6. É verdade! O Martin faz mesmo com cada uma...e vais ver bastantes ao longo do livro.
    Tem atenção ao Abel, é um nosso conhecido ;)

    Ainda há outro, bastante estranho (a meu ver), mas muito interessante. Está sim!

    Não ainda não percebi xD Vou lá ver!

    Bj

    ResponderEliminar
  7. Estou a adorar mas a ler lentamente :(

    Espreita ;)

    http://magia-livros.blogspot.com/2012/02/liebster-blog.html

    ResponderEliminar