quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Hoje fiz uma compra em saldos: "Os Dias da Febre" de João Pedro Marques. Fui fazer as comprinhas da semana e passei, como sempre, pelo corredor dos livros. Em promoção esta obra. Menos 6€. Nem olhei para trás, um livro por 9,96€, nos dias que correm é um achado. 


Sinopse: 

"Descendo a Calçada de Santana e espreitando por entre as cortinas da sua carruagem, Elvira Sabrosa vislumbra Robert Huntley, um inglês que não via desde os tempos de infância, há mais de 20 anos. 
Os Dias da Febre narra as circunstâncias que conduziram ao reencontro de Robert e Elvira, e o que dele decorreu. O cerne da ação situa-se em 1857, quando Lisboa estava a ser atingida por uma epidemia de febre-amarela que mataria quase 5 mil pessoas. É nesse contexto alarmante e febril que a intriga se desenvolve e que o leitor é convidado não só a conviver com as figuras da época, mas também a percorrer a cidade em toda a sua diversidade, dos camarotes do S.Carlos às ruas apertadas de Alfama, das enfermarias do Hospital de S. José às bancadas das Cortes, dos salões das senhoras das classes altas ao bulício do café Nicola.
Romance histórico escrito por um historiador e extensamente apoiado na documentação existente, Os Dias da Febre tem a História sempre presente sem, todavia, se dar muito por ela, já que se trata de uma história da vida quotidiana, embebida na própria narrativa. Isto significa que não estamos apenas perante um romance sobre a epidemia, a morte e o amor: Os Dias da Febre é também uma viagem pelos sons, os cheiros, as gentes, as casas,os costumes, as cores - numa palavra, pela vida - da Lisboa de meados do século XIX."

É um livro de capa dura, de encadernação tradicional, sem imagens. A sobrecapa é bastante apelativa, com uma dama da corte portuguesa. Vou começar a leitura hoje, de forma a atenuar a minha desilusão em as "Amantes dos Reis de França".





9 comentários:

  1. A sobrecapa! Ora aí está.

    Acho que esta é uma boa compra, com o enredo interessante e promissor. Um livro português, passado em Portugal.

    Excelente compra! :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda esta semana tive com esse livro na mão! :p

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Já comecei a ler a estou a gostar bastante. Fala da Revolução Liberal de 1820, uma das épocas históricas que mais gosto. Acertei na mosca. Até agora recomendo.

      Eliminar
    2. Fixe! D.Pedro e D.Miguel, fala deles?
      Acho que talvez vá aproveitar...!

      Eliminar
  4. Não fala diretamente deles. Já foram mencionados. Fala mais da nobreza e da alta burguesia dessa época. E também dos esforços para a extinção da escravatura. Estou a gostar muito... E ainda só vou no segundo capítulo. Tem capítulos grandes como os da Juliette Benzoni. Vamos lá ver se em qualidade também se assemelha.

    ResponderEliminar
  5. Fixe, tem uma boa contextualização histórica o que importante nos romances históricos.
    Eheh! É capaz de se assemelhar! Quero ver o que vais pensando sobre este livro, estou bastante curiosa :D

    ResponderEliminar
  6. Já apareceu o inglês, Robert. Agora sim vai começar a ação (ao fim de 3 capítulos de apresentação de contextos e de personagens). Elvira e Robert. O nome dela não lá muito 'mitológico', mas vamos aguardar.

    ResponderEliminar
  7. LOL!
    Agora vai ficar ainda melhor!
    Foi para contextualizar a história.
    Quero ter uma ideia para saber se vou gostar! :D

    ResponderEliminar