sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"Os Reinos do Caos"

Porque hoje sai este livro que eu estou à espera desde setembro! 

Ora bem, vamos lá ver o que é que vai acontecer nesta segunda parte do "Dance with Dragons", de George Martin. 

Depois de uma primeira parte mais morna, com alguns acontecimentos marcantes e reviravoltas um tanto surpreendentes, principalmente lá para os lados do Tyrion Lannister, com um dos POV's que eu mais esperava (e que não me desiludiu, apesar de não contar muita coisa): o da Melisandre, uma das minhas personagens favoritas, com o inicio de uma história que eu tenho imensa curiosidade de saber mais (Bran), espero que esta segunda parte tenha mais ação! 

O que será que Cersei anda a fazer, depois do que lhe aconteceu no "Mar de Ferro"? E Jaime? Acho que ele também aparece...será que se vai saber mais de Jeyne Westerling? E Arya? E Davos? Para onde é que ele tem de ir? 
E Jon Snow???

No livro mais extenso das Crónicas (edições portuguesas), com 608 páginas, o que será que vamos descobrir mais sobre as intrigas de Westeros? E para lá da Muralha? E nas Cidades Livres? E em Pyke? E...e...e... agora podia dizer tanta coisa!


Melisandre e Jon Snow!

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pois pois, um comentário mesmo a provocar o amigo fiacha não é verdade ?

    Diz lá que não te lembraste de mim ao fazer este post ? :D

    Ainda por cima com um desenho de duas excelentes personagens Jon e Melisandre ao qual dou.te desde já os parabéns pelo desenho.

    Bem para já deste livro já li quatro POV um de Jon e outro da Danny e como referi num outro local nada de novo. Realmente começo a ficar algo desiludido com uma das minhas personagens preferidas, alias Danny é o centro de tudo isto, tirando a guerra dos deuses LOL Roll / Outros, logo espero que isto melhore um pouco.

    Entretanto li também um do cheirete, excelente e o melhor até ao momento, um passado em Dorne com a presença do príncipe Doran e as suas sobrinhas As Víboras da Areia :)

    Um aparte, espreita

    http://www.estantedelivros.com/2012/01/ship-of-magic.html

    espero que gostes :D

    ResponderEliminar
  3. Ahaha! Claro que lembrei :D

    Obrigada :)
    São das minhas personagens favoritas, como tal tinha de as desenhar em formato maior.

    Vou na página 55, li o do Jon, da Danny e do Príncipe de Winterfell (POV muito interessante, com uma atmosfera muito fantasmagórica...com personagens que odeio (nem todas) e uma conversa entre uma senhora e um rapaz que promete algum mistério)
    Acho que a Danny anda um bocado perdida, acho que não tem muita noção do papel que ela própria tem em todo o jogo. Será que a traição do castanho foi mesmo dele ou não será do colorido?
    Pois! O deus da mulher vermelha e os Outros é algo que eu ainda não entendi - a parte em que estão ligados. Há a profecia e tudo isso, a espada, Azor Ahzai renascido, mas eu acho que não é a Melisandre pensa e ela já o viu nos seus fogos. LOL

    Ahh! Já leste o do Cheirete! Gostei muito do POV dele, um bocado melancólico, mas está interessante. O de Dorne ainda não li, mas parece-me bom! Pelas linhas que já li.

    Fixee! Obrigada por partilhares! Acho que esta trilogia deve ser muito boa e que devia ser publicada pela SdE.
    Uma excelente opinião, que conta muita coisa, sem contar detalhes! Gostei do teu comentário sobre o Bobo!

    Gosto pois :D

    ResponderEliminar
  4. Bem espero que entretanto tenhas lido já o de Dorne, que quanto a mim é dos melhores, até porque o Príncipe Doran é irmão da princesa Elia e acabou por se saber um pouco mais sobre o que esta casa pretende. Deu para ver que o principie mesmo incapacitado é um excelente jogador. Não sei porque mas gosto de Dorne, só espero é que Quyntel Martell melhore, pois é ai que Dorne reserva as suas maiores esperanças :D

    Seguiu-se Jon e coitado ele bem tenta recuperar os vários castelos da muralha, mas não está fácil. Pode não ter adiantado muito mas os seus POV são sempre interessantes.

    Quanto ao futuro da saga reservo-me para um pouco mais tarde, vou acompanhando os teus comentários aos POV entretanto lidos, mas espero que não reveles muita coisa :D

    Há ai uma questão que referiste sobre um spoiler que já leste sobre o final do livro que me deixa intrigado, levanta lá mais ai um pouco o véu :D

    Ainda bem que gostaste de ler sobre a Hobb ;) a Canochinha tem sempre o cuidado de não efetuar grandes revelações dai ter lido ;)

    BJ

    ResponderEliminar
  5. Já li o de Dorne! Achas que aquele crânio é mesmo o da Montanha?
    O Príncipe Doran é muito inteligente e tem planos muito ambiciosos, uma vez que lidar com os Lannisters não é tarefa fácil.
    A vingança por Elia, penso que é este o seu grande objetivo. Há um avanço interessante sobre o jovem herdeiro, no próximo POV da Danny ;D

    O Jon anda a tentar. Estou no terceiro POV dele. Ele tenta, tenta, mas parece que não lhe dão ouvidos. É verdade! Desde o inicio dos livros que os POV's do Jon foram e são os que mais gosto, em parte porque gosto muito dele, e também por causa da Muralha e de tudo o que está para lá dela. Muito mistério. Sem ser os do Bran, são os que exploram a parte mais misteriosa do mundo de Martin.

    Não, eu não vou revelando muita coisa, vou ter em consideração o ritmo de leitura de quem também está a ler, e de quem ainda não leu. Às vezes dá-me vontade de contar cenas às pessoas, mas faço um esforço para não o fazer LOL

    Chegaste a ver o meu comentário no posto do "Mago"?
    Se não vou copiar o que la escrevi:

    "Ahaha, olha, não está bem no final do livro, mas está nos POV's finais. Este POV que estou a dizer não tem um final muito giro...para ser sincera, espero que o Martin faça alguma coisa para alterar o final! Não a outro Casamento Vermelho!!!"

    Eu não resisti e quando comprei o livro fui à procura...É um POV pequeno, duma personagem muito fixe.

    É mesmo! Pois, é sempre bom conseguir fazer um excelente resumo/opinião sem fazer spoilers xD

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Tenho a certeza que aquela não é a cabeça da Montanha, tenho quase a certeza que o corpo deste ficou entregue a uma personagem que ainda poderá vir a ter destaque, então não te lembras ;)

    Fico contente que haja desenvolvimentos nos POV da Danny em especial ao que a Dorne diz respeito, afinal sempre foram aliados.

    O velho não é parvo e de certeza que lançara as duas serpentes contra os Lanister, quando se proporcionar, alias os Lanister estão um pouco debilitados, não sei se iremos saber muito sobre eles nos próximos tempos mas penso que ou será Jaime ou então o tio deste Kevan (penso) pois Cercei para mim vai lerpar (há uma profecia que os seus filhos lerpam). Agora que falei em Kaven Lanister lembrei-me dos jardins de cima e da velha matriarca, uma personagem tão interessante e que nunca mais se soube nada, lembras-te ?. Adora de ver uns POV dessa região, mas sei que não será tão breve ;)

    Pessoalmente ainda gosto mais dos POV do Bran do que de Jon, mas acredito que Jon até com a ajuda de Bran, poderá explorar melhor capacidades que tem mas que está "cego", vamos ver ;).

    Podias ir comentando alguns POV, eu fiz e acabei por não fazer grandes revelações, é que não sei mesmo quando vou começar a ler.

    Muito prometedor essa de "Não a outro casamento vermelho" diz lá de quem é o POV *assobio*

    BJ

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    É isso mesmo que eu acho! Devem de ter arranjado aquela cabeça lá para as masmorras da Fortaleza Vermelha e enviaram-na para Dorne. Lembro pois! O Lord Qyburn xD
    Acho que a Montanha está lá à espera de ser usado. A Sansa viu-o nuns sonhos, mas não percebeu (acho que foi a Sansa). LOL

    Mas a Danny ainda anda um pouco parvinha...e em relação ao que a Dorne diz respeito então nem se fala...ai Danny, Danny...

    Pois não! E tem lá a rapariga, coitada!
    Há um POV do Jaime e dois da Cersei!!! Gostei imenso do do Jaime por causa do final do POV, dá a entender algo sobre a Senhora Coração de Pedra! O primeiro da Cersei também é muito fixe! Especialmente se não gostarmos dela! O segundo dela ainda parece ser mais fixe (ainda não cheguei lá).
    Pois, a profecia da maegi que ela foi, durante o torneio ou assim, com uma das amigas.
    Jardim de Cima...! Ora então, Margaery parece que já está melhor, de Loras não se sabe muito mais. A velha matriarca (que tem vários segredos e certos métodos!!!) não apareceu mais até agora. Mais acho-a muito fixe LOL
    Pois é...

    Sim, porque os do Bran têm toda aquela aura de mistério e de estranheza e os do Jon são mais "reais", falam da Patrulha da Noite e assim. Pois! O Jon é como o Bran, bem como todos os filhos de Ned Stark (se bem que eu desconfie do parentesco do Jon...) xD

    Fixe!!! Por mim, é muito bom mesmo! Os que mais interesse me despertam é os do Theon, há pelo menos uns 3, e têm bons aspetos explorados e a explorar. E o Abel e as Lavadeiras, que estão em Winterfell? Ah pois! Grandes mistérios! E a Senhora Dustin, da corte de Roose Bolton, tem um passado interessante!
    Também estou a gostar dos do Jon, apesar da Melisandre não estar a aparecer tanto como na Dança...aparece a Rainha Selyse. Olha, o que achas do bobo Cara Malhada? É que a Melisandre já os viu nos fogos e tem uma ideia que eu acho que tem muito sentido!
    Ahh! e já sei quem era a rapariga cinzenta num cavalo moribundo a fugir de um casamento...

    Ora bem, então, é num POV do Jon.
    Esse triste episódio da Glória dos Traidores foi horrendo...odioso! Os Frey e os Bolton, e os Lannister (odeio-os a todos!)
    O Robb é dos meus favoritos, bem como o Jon, e traidores há muitos e parece que não é só nos castelos dos senhores nobres...

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ois,

    SPOILERS até ao livro Dança com os Dragões SPOILERS

    Bem ao ler aqui o teu comentário anterior leva-me a refletir e a pensar se Martin não estará a alargar demais o arco do enredo. Eu sei que temos mais ou menos trocado ideia sobre isso e tens referido que não há grande lugar a preocupação e que tudo se resolverá de uma forma mais ou menos simples.

    Assim e de uma forma geral, em relação às questões de intrigas e guerras de tronos, penso que é mais ou menos unânime (isto com Martin nunca se sabe e bem que gostava por exemplo que no final fossem por exemplo os Bolton a conquistar Porto Real e ficar com o trono, seria um final diferente do esperado ;)) que será a casa Targarien que voltará a ocupar o trono e que todas as restantes casas lhes prestarão vassalegem, incluindo os Stark. Isto independentemente de haver aqui mais ou menos elementos fantásticos que poderão contribuir para estes acontecimentos, como é exemplo os dragões de Danny.

    Mas e mesmo só atendendo a este aspeto e retirando todos os outros elementos que estão em jogo tens muitas, mas mesmo muitas questões ainda por resolver e que quanto a mim são pontas ainda soltas. Por exemplo.

    Qual o futuro do Mindinho enquanto personagem ?

    Por falar em personagens interessantes, Sor Brinden Tully da casa Tully, dito peixe negro, o que fazer com o personagem ? Cão de Caça já perdido ? Brienne ? Davos ? Joquen (o tal da moeda de Arya), Catelyn o que anda ali a fazer, eu sei que tudo isto são personagens menores dentro do enredo principal e muitos estou a esqueçer-me mas gostava de saber como vão ser desenvolvidas.

    Depois temos as casas principais como é o caso de Dorne dos Tyrrel e claro das várias casas do Norte como os próprios Stark, Bolton Ilhas de Ferro, Stannis,etc.

    Claro que no meio disto tudo não nos podemos esqueçer de uma das casa mais fortes que são os Lanister, nem que seja pelas suas personagens individuais como Tyrion (que no fundo até poderá ser um Targarien) e Jaime. Penso que a Cersei estará mais cedo ou mais tarde posta de fora no trono, vê-se que está fragilizada e prestes a cair, Dorne já pensa nisso.

    Bom depois tens as outras questões bem mais complexas certo ?

    Nada de magico mas penso ser unânime todos estarem desejosos de conhecer Howland Reed, o cronogramo, temos aqui matéria para muito, mas digamos que poderia desvendar o segredo da paternidade de Jon, é dos poucos que deverá conhecer o segredo.

    Depois temos o caso de Arya e o que será o seu futuro, lá está tornar-se-a uma assassina especialista através da moeda ? aquilo que lhe aconteceu será mesmo assim ou será uma forma de ir finalmente conhecer a seita de assassinos ? E a sua loba, diz lá que não gostavas de rever (OK daqui poderá nada de importante sair para aquilo que está de principal em jogo mas tem muitas questões curiosas por desvendar) Voltará a ver a mãe ? Jon ? irá agora ter sentidos que antes desconhecia ? tantas questões só em Arya :P...e teve tão perto de saber sobre Jon atraves do Sam ;).

    Azor Ahzai quem será ? São varias as hipóteses (entre Bran, Jon mas para mim é Danny e a Lumifera (espada flamegante) serão os seus Dragões)

    Eu sei que isto muito se refere aos encontros que Danny irá ter, mas qual o objetivo desta personagem no meio disto tudo ?

    ...."Quaithe ? Estou a sonhar ? (...)
    ....O que queres de mim ?
    Quero mostrar-vos o caminho.....

    Daenerys. Lembrai-vos dos Imorradouros. lembrai-vos de quem sois.
    -O sangue do dragão - Mas os meus dragões estão a rugir nas trevas - Eu lembro-me dos Imorradouros. Chamaram-me filha de três. prometeram-me três montadas, três fogos e três traições. Uma por sangue e uma por ouro e uma por....

    Depois tens tudo o que se passa lá no Norte :D mas penso que de momento é melhor ficar por aqui para depois conversarmos, pois levantam questões bem mais complexas :D :D ;).

    BJ e tens muito com que te entreter eheheh (fartei-me de fazer cortes por causa do tamanho :(

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    eu também acho que o enredo foi alargado, talvez demais, mas isso é uma das virtudes de Martin, alargar o enredo, e não deixar pontas soltas. Acho que nenhuma ponta vai ficar solta, no final dos livros todos, apesar de agora serem mais que muitas a estarem soltas! E são tantas...

    Sobre as intrigas, eu penso, e com o epilogo deste Reinos do Caos, prova-se que os jogadores mais perigosos não são os pretendentes ao trono. Os jogadores mais perigosos são aqueles que se escondem nas sombras, aqueles que parecem inofensivos e até amigáveis. Penso que o epilogo foi das partes mais interessantes do livro!
    Esse exemplo, se se concretizasse era horrível! Os Bolton e os Frey, piores que Lannisters! Sim, o mais certo é ser um dragão, mas não sei se chegará a ser. Dany ou Aegon? Ou Jon? Quem eu gostava de ver lá era o Jon, a reinar com a Dany, e o Jon pode ser Targaryen. Também há outra hipótese, ninguém se sentar no Trono de Ferro. Acho pouco provável, mas era inesperado! Se os Outros passarem a Muralha, todos os humanos vão ter de lutar contra os Outros, sem querer saber de que Casa são. Acho que isso é capaz de acontecer.

    Eu acho que o que o Mindinho quer é o Trono de Ferro, junto com a Sansa. Ele quer-a como mulher e quer o trono.

    Acho que o Peixe Negro anda algures. Talvez até esteja já nalguma hoste, disfarçado, ou com a Irmandade Sem Estandartes.
    Tal como o Cão de Caça. E a Brienne (vais ter uma surpresa neste livro!). O Davos foi ter com o Rickon. Lembras-te do Pate? De Vila Velha? Acho que é o J'aquen.
    A Catelyn vai continuar na sua demanda. Ele é a lider da Irmandade.
    Eu às vezes gosto mais das personagens não tão principais! Gosto muito da Catelyn.

    Acho que os Tyrell vão trair os Lannister LOL
    Dorne vai-se unir a Aegon ou aos Tyrell (são ideias minhas). Talvez a Margaery volte a casar com outro pretendente. :D

    Pois é!!! Essa do Tyrion não ser Lannister. Já não me lembrava...era como?
    O mais certo é a profecia da Cersei se realizar. Talvez Jaime mate a Cersei. Ou a Catelyn mate o Jaime.
    Quanto à Cersei, depois do que lhe aconteceu neste livro (YEAH!!!) ou ela fica mais má, ou arruinada. Mas acho que fica mais má. Não sei se é Dorne que a vai atacar, mas é o mais certo.

    Sim! O Cronogramo sempre me pareceu ser muito fixe! E ele sabe coisas...coisas interessantes! Provavelmente é ele que vai revelar esse ponto tão importante e misterioso! Talvez um POV dele no próximo. Era fixe!

    Eu gostava muito que a Arya voltasse para a sua casa, mas o mais certo é isso não acontecer. Talvez fique para sempre em Bravos. Talvez traía a Casa do Preto e do Branco e fuja. Há um desenvolvimento dela neste livro, mas não mostra grande grande desenvolvido.
    A Loba da Arya deve andar a dar caça a algumas pessoas lá no Tridente! Acho que ela ajuda a Irmandade.

    Azhor Azai é o Jon: a Melisandre vê sempre o Jon quando pede para ver Azhor Azai, mesmo que ela ache que o fogo está errado. E o sal e fumo, acho que neste livro, tal parece bater certo.
    A espada dele é mágica, forjada em Valíria, segundo o Sam, com feitiços e algo mais. Não é?
    Sim, também há a probabilidade de ser a Dany. Muita probabilidade!

    A Quaithe é muito interessante, e os Imorredouros foi das cenas que mais me intrigaram na série. Todas as portas e visões. Passado, presente e futuro. Talvez a Dany não perceba toda a profecia e os seus significados, eles não são claros, mas muito interessantes!

    O Norte...é tão fixe. Para mim, o Norte e as intrigas da corte são o que mais gosto em toda a série xD (no global)

    Bj!
    Não faz mal, podes comentar extensamente :)

    ResponderEliminar
  10. Bem quando falei que fiz cortes tem mesmo a ver com o tamanho do comentário é que só deixa publicar até um determinado numero de carateres, dai dizer que muito do meu comentário tive que cortar para poder publicar.

    Ora bem, está mal falares do Epilogo e juntando uma peça a outra deve ter algo a ver com Jon....a sua morte ? Bem se for é totalmente de loucos, mas espero que não, eu até gosto do rapaz e tal como tu tambem gostava que fosse ele a conquistar o trono :D

    Deixas ai uma indiretas que me deixam como dizer desconfiado, no fundo que a traição vem de onde menos se espera...é por isso que gosto tanto de Martin, muitos acontecimentos até são previsiveis (embora ele para lá chegar faz coisas do arco da velha LOL), mas tem outros que nos dão valentes KO

    Já me deste, obvio que sem querer, alguns Spolers, como por exemplo o Destino de Davos :D

    Não percebo como não gostas dos Bolton, Frey e mesmo os Lanisters. são eles que são das mais valias do enredo, sem eles isto não tinha graça nenhuma...e nem falamos do corno que está em poder dos Grejoy e que é possivel que tenha a capacidade de subjugar os dragões (pouco provavel quanto a mim, mas lá está seria interessante ;) ).

    O Tyrion pode ser Targarien isso tem a ver com o seu pai, mas se quiseres podemos desenvolver mais tarde.

    Sim tambem há ai umas teorias sobre o J'aquen, o que é verdade é que é muito misterioso.

    Tenho a certeza que deve haver um proposito para que Martin faça os POV da Danny serem chatos, talvez até melhorem para o final, mas de certeza que há um objetivo para isso ser assim ;)

    Bem mas para já fico por aqui e aguardo novos desenvolvimentos da tua parte, deixa-me só perguntar-te. Falou-se num POV misterioso, podes dizer algo sobre ele ?

    Já acabaste certo ?

    BJ

    ResponderEliminar
  11. Ah...pensava que os comentários não tinham limites de caracteres.

    O epilogo, não tem a ver com o Jon, mas com personagens em Porto Real :D
    O "spoiler" sobre um POV do Jon, é o terceiro (se não me engano) antes do epilogo. Espero que o Martin tenha levado a história por algum lado para esclarecer a profecia de Azhor Azai com o Jon. Só para isso teria sentido o que aconteceu no POV. Se não, não teve sentido nenhum, segundo o meu ponto de vista. xD

    Sim, as traições e reviravoltas fazem a parte mais significativa do enredo, e, sinceramente, acho que é o que dá mais pica à história. Sim, como no post do Forum Bang sobre detalhes e teorias deste livro. Muitas passaram-me ao lado, mas fazem todo o sentido!
    Eu acho, volto a dizer, que o final vai ser bem fácil de entender :)

    Não foi spoiler, está na Dança dos Dragões, no POV do Davos, mesmo no final, quando o Manderley manda buscar Wex e diz o que Davos tem de fazer :D

    Por causa do Casamento Vermelho. "O Norte não esquece" e eu também não!
    Sei que são eles que muito contribuem para o enredo, mas, não consigo gostar deles LOL, o que também me dá vontade de ler os livros.
    Esse corno, acho que é mesmo verdadeiro! Vais ficar a saber mais num POV do Victarion :D está muito fixe! Se o corno chegar ao pé dos dragões é capaz de se tornar bastante interessante!

    Pois é! Qual é a teoria do parentesco do Tyrion? Sem ser Tywin e a Senhora Joana.

    Muito mesmo, e sendo ele o que a Arya está a querer ser, ele pode mudar de cara quando quer e transformar-se! Pode ser qualquer um ;)

    Sim, também acho que há um propósito para isso!

    O POV mistério deste, penso que é o do Grifo Renascido(é assim o título ;) ). Gostei bastante do POV. Dinâmico e ao mesmo tempo com flashbacks do passado.

    Sim, já dei a minha opinião aqui no bogue :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Bem isto nada como ler o livro e depois passarmos a comentar no outro tópico, pois algumas coisas que estás a falar e como deves calcular estou mesmo a nora.

    É normal que muitos pormenores não apanhemos, mas depois também vou querer ver o que me escapou.

    Ai que boa prespetiva essa do corno, fico mesmo contente, tal como o POV misterioso.

    Quanto a Arya, ela pode vir a fazer isso, mas ainda tem que aprender :P

    Cá para mim isso não tem a ver com a Aranha ?

    ResponderEliminar
  13. Compreendo perfeitamente. Estás a pensar ler o livro quando? :D

    Há vários tópicos na net sobre teorias, detalhes e essas coisas, que são importantes, para apanhar tudo o que pode ter escapado. Vou várias vezes pesquisar nesses sites. Há muito fixe, em inglês, é um fórum. Penso que o nome é Westeros.org. Vê se está certo, se não estiver eu vou-me certificar do endereço correto.

    Ahaha!!! Acho que bem que fiques contente, são POV's muito fixes.

    Pois, a Arya tem dois POV's neste livro. xD

    O quê? O epilogo?

    ResponderEliminar
  14. Bem vamos por partes, tive a agradável surpresa de saber que me vão me vão emprestar o livro amanha, como me sinto por ti pressionado, é provável que comece logo amanha LOL...(depois fico com o livro e dou o meu novo ;))

    Como não leio em Inglês, vai então preparando ai as teorias para especularmos, sabes que gosto disso :D

    A Arya com dois POV, agora surpreendeste-me XD não estava nada à espera....conta só uma coisinha ou outra e nada de muito relevante :D

    Sim penso que já sei quem esteve envolvido nessa morte ocorrida dno epilogo é um Lanister (dos mais importantes) e que teve a mauzinha de Varys, estarei certo ?

    Cá para mim Varys já está a preparar terreno para os Targarien ;)

    BJ

    ResponderEliminar
  15. AHAHA!!! Acho muito bem :P

    Então olha, há medida que fores lendo, diz-me que eu vou dizendo consoante o que estás a ler ou leste no dia anterior. Há várias teorias, muito interessantes. ;D

    Mas há! São pequenos, e estranhos, mas dá para matar saudades.
    Conta sobre o que ela têm andando a fazer desde que bebeu aquele liquido e o que precisa de fazer para alcançar uma posição lá ;)

    Ahah! Exatemente, o Lannister, e outro. Varys e mais alguns pequenos ;D

    E também estás certo!

    Bj

    ResponderEliminar