sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"O Mago - Espinho de Prata" - Opinião

Terminei na semana passada, dia 17, "O Mago - Espinho de Prata". Um dos livros mais interessantes que li até agora! 

Aqui está a minha opinião (que também se encontra em Goodreads):

Livro fantástico!

Em primeiro lugar quero destacar o crescimento da história! Este volume, para mim, é muito mas muito melhor do que os dois primeiros desta saga.

Mais aventuras, mais mistério, mais suspanse, mais perigos, uma atmosfera mais dark, com personagens, que apesar de serem praticamente as já conhecidas dos livros anteriores, mostram-se aqui muito mais interessantes e desenvolvidas.

Em termos de personagens quero destacar o Jimmy. O Jimmy para mim é a peça chave deste livro. Todo o ar aventureiro, aquele sentido de risco, de atrevimento, de amizade que o rapaz tem é para mim parte essencial da obra. Já tinha apreciado a sua entrada no primeiro volume, por isso fiquei muito contente por vê-lo ter um papel de destaque neste volume e espero que tal aconteça no próximo. Acho-o bastante parecido com o Locke Lamora, o que me fez também ter um grande apreço pelo rapaz.

Depois, temos Arutha, que eu também já tinha ficado fan no primeiro volume logo que ele foi apresentado, com todo aquele ar misterioso e introvertido. Fiquei muito contente com o seu destaque e com a sua demanda, muito romântica e digna de um príncipe encantado! Aventureiro, audaz, perspicaz, pensativo! Excelente!

Não vou mencionar as outras personagens maravilhosas que constam no livro, como o Pug e o Tomas, que também são tão interessantes!

O tema deste livro é, a meu ver, muito mais interessante do que o tema central dos dois primeiros. O vilão é mau, misterioso e odioso. As magias são estranhas e misteriosas...o ambiente está todo ele envolto em mistério.
E a viagem, ou antes, as viagens das personagens para chegar às respostas, são fantásticas.

Com um final imensamente misterioso e inimaginável, este é um dos meus livros favoritos!

14 comentários:

  1. Parece ser muito interessante, mas gostaria também de ler os outros dois, visto que este é o terceiro. Mas por agora estou 'enterrada' no "Filho de Aurora". Grandes reviravoltas se aproximam. Já vou a meio do livro. 'Tá quase...

    ResponderEliminar
  2. É mesmo, e os dois primeiros são fundamentais para perceber este. Eix! Grande frase :D
    "Grandes reviravoltas se aproximam" ;D
    Depois tens de dar a tua opinião!

    ResponderEliminar
  3. já comentamos ao longo de vários locais sobre este livro, penso que a tua opinião vai muito ao encontro da minha.

    Grande qualidade que veio dar para a saga e espero que seja o preparativo para grandes acontecimentos que estão para chegar em breve.

    Tambem adorei Jimmy e claro o vilão é uma mais valia a ver como corre ;)

    ResponderEliminar
  4. Dia 3 de fevereiro sai as Trevas de Sethanon! Já viste a capa? É linda, a mais bonita até agora desta saga.

    Promete uma história muito boa mesmo! Estou muito curiosa para saber onde é que o Jimmy se vai meter desta vez! E o Arutha e o Pug! O capítulo final do Pug neste livro é cá uma surpresa! :D

    ResponderEliminar
  5. Sim já vi e quanto a mim é a mais bonita ;)

    Ao ler o resumo fiquei muito curioso, nem me lembrava de Marcus o Negro, de certeza que será um personagem com uma palavra a dizer ;)

    Já falta pouco ;)

    Já tens o Reino do Caos ?

    BJ

    ResponderEliminar
  6. É mesmo! Tons assim para o dark e mistério!

    Eu acho que ele está outra vez metido até aos cabelos nisto. É das personagens que mais me intriga desde aquela visita de Pug, logo no primeiro livro, àquele espaço deserto no meio da floresta... muito estranho mesmo!

    Ainda nãaao! Só sai na sexta, eu pensava que era amanhã! Já tens???

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. É um personagem muito misterioso e já provou ter imenso poder, se decide para um lado ou para outro vamos ver.

    Certo é que não o gostava de ter como inimigo :D

    Ainda não comprei, apesar de haver ai boas promoções. As tantas ainda vem este livro com o Reino do Caos a ver vamos, mas não tenh tanta presa assim, pois tenho tanta coisa para ler, felizmente ;)

    BJ

    ResponderEliminar
  8. Pois é isso que me está a fazer impressão! Ainda não tenho completa certeza se ele é bom ou mau.

    LOL bem dito sim senhor!

    Eu estava convencida que saía hoje, mas só sai amanhã!
    Eu vou comprar peça Bertrand. A Fnac, a t-shirt que oferece não é bem original..."O Inverno está a chegar" em português não tem o mesmo impacto que em inglês. E depois os tamanhos são sempre para rapaz!
    Eu estou muitíssimo curiosa para ler os Reinos do Caos, porque eu fui ler algumas coisas quando o livro saiu lá fora e o que li que está nesta parte é muito curioso.
    Eu tenho aqui uma listinha de espera muito boa, mas este vai passar à frente xD

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Bem quem eu gostava que tive-se protagonismo era Martin do arco, não sei porque mas gosto do personagem.

    Ele tem ligações com os Elfos e já agora quer estes quer os anões podiam ser mais explorados, mas pronto penso que só falta um livro, logo deve vir a haver uma guerra que feche um ciclo.

    Se depois há mais livros sobre este Universo, não sei mas era interessante.

    Quanto ao Martin estive a ler dois POV um de jon e outro de Danny, foi bom mas não avançou por ai alem. Cá para mim o bom está nos ultimos POV, quase de certeza e claro ficaremos mais não sei quanto tempo à espera LOL

    ResponderEliminar
  10. Também gosto muito do Marin do arco. Gostei muito dele ter passado a ser conhecido como o que ele é de verdade. Será que terá mais protagonismo no próximo?

    Pois, deve de haver a guerra entre o mau e Arutha, com a ajuda de Pug (com o seu novo conhecimento!). Os elfos e o anões também devem aparecer para ajudar na guerra.

    Há mais do Raymond, não tenho é a certeza se são em Midkemia. Mas gostava muito que fossem :D

    Já tens o livro??? Mandaste vir do site da SdE?
    Na Bertrand só há amanhã, certo?
    Os do Jon devem ser muito bons, lá com a Melisandre, e como não há mais POV's dela neste...
    Estou curiosa para ler os do Jaime e da Cersei! Gostava muito de saber o que é que o Jaime fez à Jeyne...
    A Danny ainda anda indecisa?
    Ah pois! Se calhar, por causa da série, o Martin vai escrever mais rápido e como já há um POV no blog dele (do Cheirete), pode ser que o livro saía mais depressa! :D

    ResponderEliminar
  11. Fico contente por saber que há mais livros, pelo que percebo este escritor está a ter muito mais sucesso que o próprio Salvatore (Elfo Negro) e que teve uma publicidade e promoções MUITO superiores, alias nem mesmo Martin ou Hobb teve tanta publicidade como o Salvaotore, penso.

    Quanto ao Martin ainda não comprei, apenas estive a ler o excerto disponibilizado pela Editora e sinceramente não sei ainda muito bem quando vou comprar, talvez no inicio do mês.

    Não acredito que Jaime ainda apareça neste livro e a Jayne não é a falsa Arya que se vai casar com o Resmy Bolton ? Qual a ligação a Jaime ? Eu sei que ela provavelmente será a rapariga da visão de Melisandre (A fugir num cavalo cinzento, penso) quem sabe ainda se cruzem LOL

    O POV de Jon não meteu Melisandre mas foi falada claro, mas não tarda lês :P e quanto ao da Danny é mais do mesmo, nem sequer se falou dos seus animaizinhos de estimação :(

    Ai espero não estar a fazer grandes Spoilers :D

    ResponderEliminar
  12. É verdade! Logo a promoção do inicio dos dois livros e continua a ter promoções semelhantes! Sinceramente, a saga do Mago é melhor do que a do Drizzt, sei que são diferentes e tudo isso, mas gosto mais da do Mago, que está melhor desenvolvida e tem mais personagens e mais intriga. A do Drizzt, até agora (li a primeira trilogia) é muito baseada na própria sobrevivência do Drizzt. Mas mesmo assim fiquei contente por o terceiro ser melhor do que os outros dois, pareceu-me que a qualidade foi aumentando. A Hobb tem muitas poucas promoções e não tem muita publicidade. O Martin, por causa da série começou agora.

    Ahh! Eu quero comprar amanhã, estou muito curiosa! Eu acho que ainda aparece alguma promoção com o do Mago ou assim.

    Estava me a referir à Jeyne Westerling, que estava em poder do Jaime. A falsa Arya é a Jeyne Poole. Acho que o Cheirete já desconfia!
    Eu cá para mim, a rapariga da visão é a Jeyne Westerling. Eu tenho uma teoria sobre ela e o Robb, mas tudo aponta para estar errada...

    Ahhh! Eu acho que a Melisandre está lá por algum motivo e vai ser muito importante no final do livro (ou no inicio do próximo) :D
    LOL, é o que eles são mesmo! Eu acho que a Danny anda muito baralhada.

    Não!!! Eu já tenho o maior spoiler de todos, sobre o final do livro, por isso, não há problema nenhum LOL xD

    ResponderEliminar
  13. Ois,

    Vejo que não lês a revista bang, caso contrario verias que a Robin Hobb tem tido promoções, tal como o Martin, mas nenhum deles chega perto do Salvatore. Também li essa trilogia e para já chega-me a não ser que arranje emprestado ;)

    Pronto assim já estou esclarecido, ora bem sem duvida que o Cheirete sabe, ele até está abismado por ninguém reparar na cor dos olhos. Mas vou deixar de comentar Martin neste espaço, visto teres aberto um comentário para o efeito....agora deixaste-me curioso em relação ao fianl do livro...aquilo que soubeste é bom ? Espero que sim :D

    ResponderEliminar
  14. É verdade, não leio a revista bang. Onde posso encontrá-la? No site da SdE? Ou só na Fnac?
    A Bertrand está a oferecer, na compra d "Os Reinos do Caos" o "Acácia - Ventos do Norte" ou o "Fragmento de Cristal". Como já tenho o Acácia, quis o do Salvatore, mas não é dos meus favoritos.
    Pois xD

    Pois está! Coitado do rapaz, só ele é que parece perceber a diferente tão importante!
    Ahaha, olha, não está bem no final do livro, mas está nos POV's finais. Este POV que estou a dizer não tem um final muito giro...para ser sincera, espero que o Martin faça alguma coisa para alterar o final! Não a outro Casamento Vermelho!!!

    ResponderEliminar